Título: Em 2009, agenda internacional cheia para Lula
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 28/12/2008, O País, p. 9
Presidente quer aproveitar discussões sobre crise econômica mundial para aumentar prestígio do Brasil no exterior.
BRASÍLIA. Em ano pré-eleitoral, e penúltimo de seu segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara as malas para muitos vôos internacionais, dentro de sua estratégia de tornar o Brasil um ativo participante de discussões sobre os rumos da economia mundial. Desde o início de seu segundo mandato, em 2007, Lula vem intensificando sua peregrinação pelos quatro cantos do mundo.
Tudo indica que, em 2009, o Aerolula continuará acumulando milhas internacionais. Primeiro porque em 2010, ano eleitoral, a prioridade de Lula será percorrer o Brasil com sua pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff. E, depois, porque 2009 será um ano de intensa discussão mundial sobre a crise econômica, e Lula quer aproveitar o momento para tentar aumentar seu prestígio internacional.
Em 2008, o presidente fez 33 viagens internacionais, quase o mesmo número que em 2007 - 36. A previsão para este ano, contando os convites de chefes de Estado do mundo inteiro e os interesses manifestados pelo próprio Lula, é que ele faça até 50 viagens internacionais. Esses números demonstram a preocupação de Lula em eventos internacionais. Em termos de comparação, em 2003 ele fez 35 viagens, mas, até o fim do primeiro mandato, elas só diminuíram: 21 em 2004, 28 em 2005 e 16 em 2006, ano eleitoral.
No caso de alguns destinos, como Venezuela e Argentina, houve mais de uma visita por ano, o que deve se repetir em 2009. Esses países mantêm com o Brasil uma agenda de encontros semestrais, com reuniões ora num país, ora em outro. Preocupado em deixar clara a liderança do Brasil na América do Sul, Lula não dispensa nenhum desses encontros.