Título: Briga dos pequenos
Autor: Queiroz, Guilherme; Torres, Izabelle
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2009, Política, p. 05

A briga do PSol por espaço e cargos teve inicio em 2007, quando a legenda entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, alegando que a falta de uma liderança atrapalhava o desempenho das funções parlamentares. O ministro Eros Grau concedeu liminar e o então-presidente, Arlindo Chinaglia (PT-SP), teve de montar uma estrutura e preenchê-la com 16 cargos de natureza especial (CNEs).

A Mesa Diretora da Câmara havia se manifestado contra a criação de cargos e a cessão de espaço físico para que partidos com menos de cinco deputados constituírem lideranças. O órgão defendia a negativa com base em resolução interna da Casa. O PSol, por sua vez, reivindicou a estrutura com base na Lei dos Partidos, que considera apta a ter liderança a bancada com pelo menos três membros.

Durante a campanha pela nova Mesa Diretora da Casa, PRB e PHS pediram ao presidente-eleito, Michel Temer (PMDB-SP), que lhes concedesse os mesmos benefícios dados ao PSol pela decisão do STF. Nesta semana, o acordo foi fechado.