Título: Lula passa o Ano Novo em Noronha com filhos
Autor: Damé, Luiza; Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 31/12/2008, O País, p. 8

Presidente disse que quer mergulhar e abraçar golfinhos; antes, ele inaugurou parque Dona Lindu em Recife.

FERNANDO DE NORONHA E RECIFE. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ontem à tarde a Fernando de Noronha, onde passará o réveillon, com a família. Descontraído, o presidente contou ter medo de água, mas disse que, se algum instrutor o convencer, poderá mergulhar para encontrar um golfinho. Logo no início da tarde, a primeira-dama Marisa Letícia chegou à ilha, acompanhada de dois filhos, noras e netos, além de dois cachorros.

- Não sou nem nadador nem mergulhador. Sou medroso de água. Mas espero amanhã (hoje) ser convencido por algum instrutor de que posso mergulhar 12 metros de profundidade. Se eu vir um boto ou um golfinho, quero abraçá-lo e beijá-lo e desejar feliz Ano Novo - disse.

O presidente está hospedado no "Casarão da Aeronáutica", um prédio de dois andares, localizado no alto de um morro, com ampla visão da ilha e do mar. A casa, que tem cinco suítes, foi reformada e ganhou uma piscina com bar e churrasqueira. Mas o presidente e sua família não são os primeiros hóspedes da casa depois da reforma. Antes deles, comandantes militares estrangeiros passaram por lá.

Lula foi recebido no aeroporto pelo administrador de Fernando de Noronha, Romeu Baptista, e por moradores da ilha, que disputaram abraços e fotos com o presidente. Ele ganhou uma camiseta da campanha para eleger Fernando de Noronha uma das sete maravilhas naturais do mundo.

O presidente vai descansar até 10 de janeiro. Ele não decidiu se ficará todo o período de férias em Fernando de Noronha. Não está descartada a possibilidade de passar alguns dias na Base da Marinha em Aratu, na Bahia.

- Quero ver se descanso até 10 de janeiro. Vou esperar (para definir o local). Sou bom pescador, vou tentar, fora da área proibida, pegar um peixe para alimentar a imprensa, que vai estar aqui precisando comer - disse.

É a segunda vez que Lula visita a ilha. Na primeira, em abril de 1995, ficou apenas um dia:

- Estou muito feliz de estar aqui. Demos um sobrevôo na ilha e achei extraordinário. Espero andar toda a ilha a pé para perder peso. E espero que vocês tirem proveito disso.

Antes de viajar para Noronha, o presidente Lula participou da inauguração da primeira etapa do Parque Dona Lindu - a mais polêmica obra do Prefeito João Paulo Lima e Silva (PT) e que homenageia a mãe do presidente. Lula mais uma vez falou da saga dos retirantes ao defender a obra:

- Não joguem a culpa nos pobres, não digam que a violência é apenas por causa dos pobres, porque eu sou o testemunho de que, se a pobreza criasse bandido, a minha família não seria de trabalhadores, seria de bandidos, e eu não teria chegado à Presidência da República.

Lula abordou a questão da pobreza ao reclamar do protestos contra a construção do parque Dona Lindu, obra que vem sendo contestada pela classe média do bairro de Boa Viagem, Zona Sul da capital.

Ao justificar seu empenho na transposição da bacia do São Francisco, Lula falou sobre como o nordestino do sertão sofre com a seca. Inclusive ele, quando era criança:

- Nós vamos fazer essa obra. Sabem por quê? Porque uma vez eu fui buscar água numa jumenta que minha mãe tinha, estávamos eu e Maria Baixinha (irmã de Lula). Não é que a desgraçada da jumenta deu uma queda na gente e começou a morder minha barriga? E você tinha que encher o pote de água, colocar no balaio e trazer para casa. Um homem que se chamava padrinho Quezinho pegou essa jumenta, deu um corte nela aqui, e ela me largou.

E depois completou em tom de indagação, arrancando risadas e aplausos dos populares que ouviam seu discurso.

- Já pensou o Lulinha ser comido por uma jumenta? Vocês não me teriam agora de presidente.

Lula foi recebido com aplausos e também com faixas e gritos de protestos contra o parque.

* Enviada especial

LULA ACUSA EUA DE ACOBERTAREM ISRAEL na página 25

oglobo.com.br/pais