Título: Mais escolas técnicas pelo país
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 30/12/2008, O País, p. 4

BRASÍLIA. O presidente Lula sancionou ontem o projeto de lei que cria 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia (Ifets). Até 2010, o governo planeja ampliar as escolas profissionalizantes de 140 para 354 e aumentar as vagas de 215 mil para 500 mil.

- O que está acontecendo hoje é que o país vive um momento de maior investimento em ciência e tecnologia. Este ano (2009) vamos inaugurar cem escolas técnicas, num país que tinha inaugurado 140 em um século - comparou.

Apesar do corte orçamentário de R$1,6 bilhão sofrido pelo Ministério da Educação para o próximo ano, o ministro Fernando Haddad disse, após a solenidade no Planalto, que esse montante será integralmente recomposto.

- Nos 47 minutos do segundo tempo aprovamos uma emenda recompondo aquilo que foi retirado - afirmou.

Para o ministro, os Ifets representam o maior avanço que o país já deu na área de ensino profissionalizante. Cada instituto oferecerá cursos voltados para a vocação econômica da região. Além da formação profissional, que abrangerá 50% das vagas, os novos centros capacitarão professores de química, física, biologia e matemática (20% das vagas) e cursos de engenharia e bacharelado tecnológico (30% das vagas).

- O objetivo é criar dois caminhos de desenvolvimento intelectual: alguns estudantes vão para uma universidade, mas uma boa parte vai fazer educação profissional - disse Haddad.