Título: Troca de elogios
Autor: Azedo, Luiz Carlos
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2009, Política, p. 6/7

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT-SP), e o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) trocaram elogios ontem durante inauguração dos trechos dois e três do Eixão das Águas, em Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza. Dilma foi descrita por Ciro como ¿a mais competente auxiliar do presidente Lula¿. Em seguida, o deputado pediu que o ministro da Integração, Geddel Vieira (PMDB-BA), também presente à cerimônia, o desculpasse por pensar assim. A ministra retribuiu, afirmando ser Ciro ¿um grande companheiro¿. ¿O melhor companheiro do primeiro governo do presidente Lula.¿

Principais nomes dentro da base aliada para disputar a Presidência da República em 2010, Dilma e Ciro estiveram lado a lado dividindo os louros da obra que leva água do açude Castanhão para o sistema de abastecimento da Grande Fortaleza e para o Complexo Industrial do Pecém. A data, 19 de março, é emblemática para os cearenses: é dia de São José, santo padroeiro do Ceará e, na tradição nordestina, o responsável por boas chuvas na região.

Dilma também ganhou afagos de Geddel Vieira, que a apontou como ¿um exemplo de dedicação e persistência¿. O ministro da Integração também apresentou o PAC como a marca do segundo governo Lula. Em seu discurso, Dilma afirmou que, apesar de seis meses da crise financeira mundial, o governo federal tem hoje uma reserva de US$ 200 bilhões para garantir todas as obras do PAC e ainda acrescentar outras. ¿A crise é forte, é grave, mas estamos fortes para enfrentá-la. Temos armas para enfrentá-la¿, disse, apontando a redução nas taxas de juros como uma dessas armas. ¿O Brasil é o país que melhor sairá desta crise¿, afirmou.

Com um tom de pré-candidata, ela fez críticas indiretas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao comentar que agora o Brasil é respeitado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). ¿Antes, tínhamos uma relação de submissão¿, atacou.

Dilma anunciou a construção de um milhão de casas populares, o que segundo ela é um desafio. A ministra reconheceu que o programa não resolve todo o problema, já que o déficit habitacional no país é de 7,5 milhões de moradias. Ela também assinou a ordem de serviço para a construção do penúltimo trecho do Eixão.

Além de exaltar o nome de Dilma, Ciro também fez elogios ao presidente Lula, o comparando aos ex-presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Agradeceu pelo que o governo federal tem feito pelo Ceará ¿ estado governado atualmente pelo irmão dele, Cid Gomes (PSB) ¿ e cobrou outras obras prometidas, como a construção de uma siderúrgica e uma refinaria para o Porto de Pecém, além da conclusão de obras como a usina de urânio de Itataia, a ferrovia Transnordestina e a transposição das águas do Rio São Francisco.