Título: Lula entre guarajubas e xaréus
Autor: Carvalho, Ana Paula de; Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 01/01/2009, O País, p. 4

Em Noronha, presidente pesca e corta a mão com linha

Luiza Damé

FERNANDO DE NORONHA (PE). Em seu primeiro dia de férias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um passeio de barco para conhecer a ilha de Fernando de Noronha e aproveitou para pescar. Acompanhado de parentes e amigos, Lula ficou cerca de quatro horas no mar, pegou apenas dois peixes pequenos e cortou a mão com a linha da vara de pesca ao tentar tirar um atum da água. A primeira-dama Marisa Letícia teve mais sorte e pegou três peixes maiores.

- Vou pegar o almoço - brincou Lula, momentos antes de embarcar.

O passeio foi feito no barco Shiva, de 47 pés, cedido pelos empresários de Fernando de Noronha Paulo Fatuch e José Maria Sultanum, que acompanharam o presidente. No barco - equipado com três suítes, cozinha e banheiro -, guarajubas e xaréus foram transformados em sashimi. O presidente estava bem-humorado e se mostrou confiante sobre 2009. Afirmou que Fernando de Noronha reforça o otimismo.

- Isto aqui (Fernando de Noronha) é mais do que o paraíso. Você não precisa morrer para vir ao paraíso, você vem vivo - afirmou.

O presidente foi disputado por populares, que pediam fotos e abraços. Na volta, um grupo de turistas o aplaudiu e gritou pelo terceiro mandato. Mas o presidente queria era aproveitar o sol e o mar. Não comprou briga com a oposição quando questionado sobre o ano pré-eleitoral, e disse que o papel dos oposicionistas é trabalhar para o país avançar.

- Da parte do presidente da República não tem campanha em 2009. É o momento de a gente concretizar tudo aquilo que previu nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Em 2010, sim, vai ter campanha, e aí os partidos vão disputar as eleições. Quem tem interesse em antecipar as eleições é a oposição. Como fui oposição muito tempo, a gente sempre tem interesse em que as eleições sejam antecipadas - afirmou.

A previsão é que Lula fique em Fernando de Noronha até amanhã e depois siga para a Base da Marinha em Aratu, na Bahia, onde pretende descansar até o dia 10 de janeiro.