Título: Planalto dá como certo Sarney à frente do Senado
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 08/01/2009, O País, p. 11

Lula vai conversar com ex-presidente em busca de consenso

Gerson Camarotti

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto passou a considerar como certa a eleição do senador José Sarney (PMDB-AP) como o próximo presidente do Senado. Depois de forte reação inicial, Sarney deu sinais, nos últimos dias, de que estaria disposto a rever sua posição diante do ambiente de consenso que começa a ser criado em torno do seu nome. Segundo interlocutores do ex-presidente, evoluíram bastante as conversas de Sarney com seu grupo político e com aliados do presidente Lula.

Mas o anúncio do nome de Sarney só deve ocorrer na segunda quinzena de janeiro, depois de uma articulação política. Como gesto simbólico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversará com Sarney assim que voltar de férias na Bahia, na próxima semana. A articulação para criar um clima de consenso no Senado deve incluir a retirada da candidatura à reeleição do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que tem forte resistência do Planalto.

Como a candidatura de Garibaldi sofre questionamentos jurídicos, não só a base aliada, mas até setores da oposição entraram na articulação para convencer Sarney a assumir o que classificam de "missão" num momento delicado de crise financeira internacional e ano pré-eleitoral.

Ontem, um ministro comentou que, numa gestão de Sarney, não teria acontecido os atritos e embates entre o Legislativo e o Judiciário. Outro argumento utilizado em favor do ex-presidente é que ele daria estabilidade política e institucional ao governo nesta reta final do mandato de Lula.

- Não podemos trabalhar a economia, se estamos brigando na política. É preciso criar um clima de estabilidade - ponderou o ministro, em defesa da eleição de Sarney.

Dentro do cronograma para articular a candidatura de Sarney está prevista uma reunião do presidente Lula com os seis ministros do PMDB. Até mesmo caciques tucanos admitiram ontem que a decisão de Sarney levaria a bancada do PSDB a apoiá-lo.

Mas um problema que o Planalto terá que enfrentar para viabilizar Sarney é o de encontrar uma solução para a candidatura do senador Tião Viana (PT-AC). Hoje, a constatação é de que Tião teria dificuldades de vencer a disputa no Senado. E o governo não deseja correr riscos. Por isso, cresce o movimento para que Tião seja recompensado, provavelmente com uma vaga no primeiro escalão do governo - o Ministério da Saúde é o mais citado nessas negociações.