Título: Berger: segundo mandato com menos 10 secretarias
Autor:
Fonte: O Globo, 02/01/2009, O País, p. 9
Prefeito de Florianópolis diz temer crise.
FLORIANÓPOLIS. O prefeito Dário Berger (PMDB) tomou posse ontem, para seu segundo mandato em Florianópolis, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Ele anunciou que convocará a Câmara de Veradores até 15 de janeiro para apreciar e votar a proposta da reforma administrativa que pretende implementar. Segundo o prefeito, isso é fundamental para iniciar o segundo mandato, pois pretende reduzir o número de secretarias de 25 para 15.
- Vamos modernizar a gestão, criar as subprefeituras e ter maior segurança jurídica. Mas vamos dar à população a possibilidade de acompanhar todos os processos pela internet e, assim, acabar com aqueles grupos de clientelismo e corporativismo - afirmou Berger.
O prefeito enfrentou vários problemas na gestão passada, por suspeita de envolvimento de funcionários e até de assessores na liberação irregular de licenças, inclusive ambientais, em áreas de preservação. Além disso, a composição da maioria na Câmara de Vereadores dependerá dos nomes para os cargos de secretários e diretores.
Berger disse estar preocupado com a crise financeira mundial, e que por isso vai acompanhar de perto a arrecadação municipal. Se houver queda, vai adotar medidas de enxugamento e corte de investimentos.
- Mas acho que não teremos problemas, porque Florianópolis tem um diferencial: boa parte da receita é arrecadação direta - afirmou.