Título: Fogaça já anuncia corte de custos de 20%
Autor:
Fonte: O Globo, 02/01/2009, O País, p. 9

"Agora temos o desafio da crise mundial", diz o prefeito de Porto Alegre, com a mesma preocupação de vários colegas.

PORTO ALEGRE. Como em diversas outras capitais, o prefeito reeleito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), assumiu ontem com um discurso de austeridade fiscal para enfrentar efeitos da crise financeira mundial. Não prometeu obras novas e anunciou redução de custos:

- Agora temos o desafio da crise mundial. Vamos reduzir o custeio em 20%, já com uma programação prévia para este ano de 2009. É um cuidado, um zelo que começamos a ter com uma possível queda de arrecadação - disse Fogaça.

Após empossar seu secretariado para os próximos quatro anos, Fogaça disse ontem que tem como prioridade a implementação de programas para a população mais pobre.

- A nossa prioridade inafastável é construir políticas públicas eficientes em favor da população que mais sofre nesta cidade, porque é na cidade que se pode empreender a ação de inclusão. Também vamos melhorar o sistema viário, ampliar serviços de assistência social, investir em infra-estrutura e saneamento básico.

Entre outros, Fogaça destacou entre suas metas o compromisso com o equilíbrio orçamentário, sustentabilidade, inovação, governança local e democracia participativa.

- Temos também o compromisso com o fortalecimento de valores culturais, artísticos e arquitetônicos.

Elogios ao vice anterior na despedida

Fogaça abriu seu discurso saudando os parlamentares presentes à cerimônia e elogiando o seu último vice-prefeito, Eliseu Santos (PTB):

- Agora é hora de continuar tua luta inigualável maior qual e eficiente na saúde pública de Porto Alegre - disse para Santos, que continuará no comando da pasta da Saúde.

O prefeito reeleito também mencionou em seu discurso a importância de ter José Fortunati (PDT) a seu lado, "uma figura querida de Porto Alegre".

Com agência RBS