Título: Dança na Vila Sumuru
Autor: Oliveto, Paloma; D´Elia, Mirella
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2009, Brasil, p. 10

Vestidos com trajes tradicionais, os índios da Vila Sumuru, na reserva Raposa Serra do Sol, comemoraram com danças e cantos a vitória, por 10 votos a 1, no Supremo Tribunal Federal (STF). Já os moradores da cidade contrários à demarcação em área contínua, que acompanharam a votação pela televisão, choraram no fim do julgamento.

Em Brasília, a comemoração foi modesta. Logo depois de o presidente do STF, Gilmar Mendes, encerrar a sessão, os cerca de 30 representantes das cinco etnias da Raposa que assistiram ao julgamento deram uma volta na Praça dos Três Poderes e agradeceram os ministros. ¿Depois de 34 anos, esse julgamento histórico vai marcar a história não só da Raposa, mas de todos os povos indígenas¿, observou o macuxi Dejacir Melquior da Silva, integrante do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

A decisão dos ministros tirou parte da força da Fundação Nacional do Índio (Funai), ao delegar, nas restrições votadas, mais poderes ao Ministério da Defesa e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Porém, o presidente Funai, Márcio Meira, se disse feliz com o resultado. Para ele, o fato de 10 dos 11 componentes do STF votarem pela legalidade da demarcação, realizada pela Funai, é uma prova da competência do órgão.

Meira ressaltou que o julgamento derrubou alegações negativas sobre a posse indígena de uma área tão extensa ¿ 1,7 milhão de hectares. ¿A decisão mostrou que a terra indígena contínua em faixa de fronteira não é um problema para a segurança nacional, que as terras indígenas demarcadas não infligem nenhuma perda, não afetam diretamente o desenvolvimento econômico do estado de Roraima e que isso tudo serve como exemplo para as outras demarcações¿, afirmou.

Sobre as críticas feitas à Funai pelo presidente do Supremo, Gilmar Mendes, Meira atribuiu a falta de estrutura à gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele garantiu que, agora, a fundação está se recuperando. (PO)