Título: Manifestações levam milhares de pessoas às ruas em SP e na Europa
Autor: Malkes, Renata
Fonte: O Globo, 12/01/2009, O Mundo, p. 21
Na Avenida Paulista, 3 mil protestam contra a ação israelense.
SÃO PAULO. A Avenida Paulista, em São Paulo, foi palco de uma das manifestações em defesa do povo palestino, ontem de manhã. Pelo menos 3 mil pessoas, segundo a polícia, se juntaram ao protesto. Entre os participantes, estavam partidos políticos como PT, PC do B e PSTU, grupos islâmicos e dezenas de organizações sociais. Os manifestantes carregavam bandeiras onde a estrela de Davi se assemelha a uma suástica nazista. Uma bandeira de Israel foi queimada.
Vários manifestantes usaram xales e turbantes. Muitos empunhavam bandeiras brasileiras ao lado das palestinas. Os manifestantes gritavam frases como "Estado de Israel, Estado assassino".
Ontem, líderes religiosos brasileiros de várias crenças divulgaram um manifesto pedindo a paz em Gaza. Entre os signatários, havia representantes do catolicismo, budismo, candomblé e judaísmo. Eles sugerem o diálogo entre as partes como caminho para a solução do conflito e que se use o modelo brasileiro de convivência pacífica entre credos como modelo.
Fora do Brasil, protestos levaram milhares de pessoas às ruas de cidades européias. Um dos maiores foi em Bruxelas, onde 30 mil pessoas se reuniram, alguns levando bonecos representando crianças palestinas mortas. Em Madri, pedras foram atiradas contra a Embaixada de Israel. Também houve passeatas em Londres, Manchester, Nápoles, Gênova e Praga.