Título: Programa de Aceleração do Crescimento da Autoestima
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 13/01/2009, O País, p. 5
Dilma aparece com novo visual, após plástica; Lula, também voltando de férias, brinca com "sapatada"
SÃO PAULO. Foi na primeira fila de um desfile de moda que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à sucessão do presidente Lula, participou ontem de seu primeiro evento público desde que repaginou o visual. Resultado: cinegrafistas e fotógrafos se dividiam na tarefa de registrar não apenas a passagem das modelos, com autoridades ao fundo, mas cada expressão da ministra e sua nova face para 2010, durante a abertura da feira Couromoda, em São Paulo.
Com o rosto redesenhado por uma discreta cirurgia plástica, Dilma carregou na maquiagem, com direito a batom vermelho, blush e sombra rosa. Para se submeter à cirurgia, de correção da área dos olhos e do pescoço, a ministra tirou três semanas de férias, durante o período das festas de fim de ano.
Sem os óculos que costuma usar, ainda chamava a atenção o novo corte de cabelo de Dilma, um pouco mais curto, milimetricamente desarrumado, mais para ruivo e com mechas claras. Uma franjinha, também levemente desarrumada, dava o toque final.
No vestuário, porém, Dilma decidiu não arriscar, e manteve a sobriedade comum de seu guarda-roupa. Optou por um conjunto preto com detalhe em branco de calça e jaqueta, além de uma colar de pérolas. Um sapato de salto baixo compunha o figurino.
Sentada ao lado do presidente Lula e da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, Dilma não tirou os olhos da passarela, durante os 25 minutos em que modelos desfilaram várias peças, com destaque para acessórios de couro.
Pareciam chamar a atenção da ministra as botas de couro e franjas usadas com saias em diferentes tecidos, cores e tamanhos. Do desfile, Dilma foi chamada ao palco. Sentou-se ao lado do presidente, com quem cochichava a cada instante. Novamente, voltou a ser um dos alvos preferenciais de fotógrafos e também de convidados curiosos com o novo visual da ministra.
Também voltando de férias, durante as quais descansou em Fernando de Noronha e na Bahia, o presidente Lula esbanjava bom humor. Numa referência ao episódio em que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, foi alvo de sapatos lançados por um jornalista iraquiano, numa visita ao Iraque, Lula não perdeu a piada. Antes de um pronunciamento na abertura da Couromoda, fez graça com cinegrafistas e fotógrafos que acompanhavam a visita aos estandes. No momento em que esses profissionais pediam que assessores, empresários e funcionários do Anhembi se afastassem do presidente para poder fotografá-lo, Lula não se fez de rogado.
Rindo, ele pegou o pé de um sapato sobre um balcão, olhou para os jornalistas e fingiu lançá-lo.
- Este é para vocês - disse ele, diante dos risos da ministra Dilma Rousseff e do governador de São Paulo, José Serra. O presidente ameaçou, mas não jogou.
Mais tarde, numa rápida entrevista, Lula brincou com a "sapatada".
- Não, eu não quis dar sapatada. Eu apenas me precavi para vocês não darem em mim - respondeu, rindo.
Durante o evento, Lula era só intimidade com Serra, que, como Dilma, também é pré-candidato à sua sucessão. Em alguns momentos, chegou a cochichar com o tucano, enquanto Dilma, mais afastada, observava.