Título: GM demite 744 em São Paulo
Autor: Freire, Flávio; Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 13/01/2009, Economia, p. 19

SÃO PAULO. A General Motors (GM) anunciou ontem a demissão de 744 funcionários da fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Segundo o sindicato local dos metalúrgicos, a direção da montadora reuniu-se com a entidade no início da tarde para comunicar que "encerraria o contrato por tempo determinado de 744 trabalhadores".

A unidade produz os modelos Corsa, Zafira, Meriva e as picapes Montana e S10 e emprega cerca de 8,9 mil pessoas. Entre os demitidos estão 600 trabalhadores contratados em 2008 por prazo determinado até junho de 2009. Mas a GM os dispensará agora, com pagamento de multa de 50% do valor do salário.

A GM disse por meio de sua assessoria que está antecipando o encerramento dos contratos porque o reforço das linhas de montagem, diante da revisão das expectativas devido aos impactos da crise financeira, não é mais necessário.

Desde outubro a GM vem adequando o quadro de pessoal à queda das vendas e já pôs 5,7 mil funcionários em férias coletivas. A Ford, que também mantém trabalhadores em casa, negou ontem que pretenda demitir, mas avisou que fará paradas pontuais na produção. (Lino Rodrigues)