Título: Planalto terá dificuldades no Senado com o impasse entre PMDB e PT
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 18/01/2009, O País, p. 4

Sarney dirá a Lula que disputará comando da Casa em missão partidária.

BRASÍLIA. A duas semanas da eleição para os comandos das duas Casas do Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sabe que enfrentará dificuldades no Senado, com ameaça de crise nos dois últimos anos do governo diante do impasse entre PT e PMDB, principais partidos de sua base parlamentar.

O PMDB vai usar sua estrutura para ocupar o comando do Senado e exercer influência na reta final do governo Lula e na disputa presidencial de 2010. Esse será o tom da conversa que o senador José Sarney (PMDB-AP) terá com Lula nos próximos dias para tratar de sua candidatura contra a do petista Tião Viana (AC). Aliado fiel, Sarney dirá que está em missão do partido e que preferia não disputar, mas, diante do apelo do PMDB, não terá escolha.

No Senado, a escolha de Sarney é dada como certa. Ele articulou o apoio do PSDB e do DEM, além de votos isolados nos demais partidos. E a candidatura à reeleição do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), cairá. O Planalto dará aval a Sarney porque, em meio à crise financeira internacional, Lula não deseja conflito no Senado. E sacrificaria a candidatura de Viana. Mas o PT e o senador acreano resistem.

- Não podemos engolir o PMDB presidindo as duas Casas. Vai quebrar o equilíbrio no Congresso. Não vinculamos as eleições, mas isso quebra a harmonia - diz a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC).

- Vou levar minha candidatura até o fim - diz Tião.

Deputados petistas já admitem uma divisão dos votos, caso haja risco de o PMDB ficar com o comando da Câmara e do Senado. Isso beneficiaria a candidatura do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), aliado do PT. Hoje a eleição de Michel Temer (PMDB-SP) é considerada certa, com o apoio de 12 partidos. Mas a disputa no Senado pode afetar a eleição na Câmara.

oglobo.com.br/pais