Título: Deputados brasileiros para inglês ver
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 19/01/2009, O País, p. 4

Versão internacional do site oficial da Câmara enaltece as biografias e destaca virtudes dos dirigentes da Mesa Diretora

BRASÍLIA. Na versão internacional do site oficial da Câmara dos Deputados - em espanhol e em inglês - os dirigentes da Mesa Diretora ganharam uma biografia encorpada, de exaltação, com informações sobre gostos pessoais, autoelogios e uma lista do que julgam ser suas virtudes. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), por exemplo, é apresentado como um "hombre pragmático y objetivo" e apreciador de uma "buena lucha de box o una disputada corrida de Fórmula 1". Nas horas vagas, o petista dedica-se ao sudoku, um tipo de palavra cruzada de números, "um desafío que lo fascina".

A biografia turbinada desse grupo de deputados é bem diferente do similar em português, que é um modelo padrão e onde constam apenas dados institucionais, como partidos a que pertencem, projetos de lei e comissões que integram. Apenas os integrantes da Mesa Diretora foram contemplados com textos elogiosos nas duas línguas estrangeiras. Os outros 506 deputados ficaram fora do site internacional.

Ciro Nogueira (PP-PI), que ocupa a segunda secretaria da Mesa e já foi corregedor da Câmara há três anos, aparece como responsável por pareceres e por investigações contra os acusados de envolvimento nos escândalos do "mensalón" (mensalão), em 2005, e o "de las sanguijuelas" (sanguessugas), em 2006. Como corregedor, Ciro tinha assento no Conselho de Ética, mas quase não apareceu no colegiado para julgar os colegas. O parlamentar esclareceu que, como já era corregedor, ficou decidido que melhor era não votar no órgão.

"En esa función, también condujo con imparcialidad diversas comisiones de averiguación, entre ellas las que investigaron el recibimiento ilegal de dinero por parte de parlamentares (mensalón/2005) y la venta super facturada de ambulancias com enmiendas de la Unión (escândalo de las sanguijuelas/2006)", afirma sua biografia.

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), segundo vice-presidente, conta na sua biografia que, como médico, realizou mais de dez mil cirurgias. É apresentado como um líder político que tem a seu lado centenas de "alcaldes (prefeitos), ex-alcaldes (ex-prefeitos) e concejales (vereadores)".

O texto conta que, quando decidiu largar a medicina para dedicar-se à política, Inocêncio recebeu um conselho de seu pai: "Nunca sea un vendedor ni un comprador de ilusiones. Si tu prometes 100 y realizar 99, quedarás debiendo para alguien. Si no prometes nada, podrás realizar lo mejor de ti".

A assessoria de imprensa de Inocêncio informou que não considera sua biografia autopromocional, mas sim um informativo das suas atividades parlamentares e de seu passado político.

Jornalista, o deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), primeiro vice-presidente, é citado como um "reportero obstinado". Sua biografia internacional diz que desde jovem Narcio demonstrou inequívoca vocação para assuntos comunitários.

"Como periodista, eligió las cuestiones de su región como su foco principal. Por las manos del periodismo cortó de punta a punta el Triángulo Mineiro, conociendo sus problemas y cargando sus banderas. Reportero obstinado, Narcio deflagró campañas que marcaron la historia política de la región y que hasta hoy repercuten".

O deputado não foi localizado pelo GLOBO para comentar o assunto.

O primeiro-secretário da Câmara, Osmar Serraglio (PMDB-PR), tem seu nome apenas citado como integrante da Mesa, mas não há dados biográficos sobre ele. O parlamentar afirmou que essas informações foram pedidas pela direção da Casa e que sua assessoria está providenciando.

- Mas serão apenas dados sobre meu trabalho como deputado e nada sobre minha vida pessoal - disse Serraglio.

A assessoria de imprensa de Arlindo Chinaglia negou que se trate de uma iniciativa promocional e informou que o propósito era fazer um perfil diferenciado dos dirigentes da Casa, com textos mais descontraídos. O Comitê Gestor do Portal da Câmara elaborou as biografias a partir de informações repassadas pelos gabinetes dos parlamentares, que aprovaram a publicação.