Título: No Brasil, conflito inspira atos a favor e contra ataques
Autor: Malkes, Renata
Fonte: O Globo, 19/01/2009, O Mundo, p. 20

Manifestação em SP apoia Israel; Brasília tem carreata pró-palestinos.

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Enquanto a trégua em Gaza era confirmada, manifestações pró e contra Israel foram realizadas ontem em São Paulo e Brasília. Na capital paulista, cerca de cinco mil pessoas, na maioria judeus, participaram de um ato em apoio aos ataques de Israel à Faixa de Gaza, no Memorial da América Latina. O objetivo, segundo os organizadores, foi mostrar o lado israelense da história.

Para o vice-presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, há o temor de que a frequente veiculação de imagens de crianças e civis palestinos mortos provoque na opinião pública uma onda de antissemitismo. Representantes de outras religiões como budistas e presbiterianos foram ao Memorial defender a paz. Outros, como o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de São Paulo, bispo Carlos de Castro, manifestaram apoio a Israel.

Em Brasília, as faixas eram de críticas a Israel e aos EUA. Membros da comunidade palestina local e movimentos sociais se reuniram diante do Congresso. O grupo seguiu em carreata em direção à Embaixada israelense. Os manifestantes, na maioria famílias palestinas ou de países árabes como Iraque, Síria e Líbia, gritaram palavras de ordem contra Israel.