Título: Lula vai responder, sem divulgação, à carta de colega italiano sobre Battisti
Autor:
Fonte: O Globo, 20/01/2009, O País, p. 5
Apesar de irritado, presidente enviará mensagem a Napolitano.
BRASÍLIA. O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai responder por carta ao presidente italiano, Giorgio Napolitano, sobre os motivos de o Brasil negar a extradição do ex-militante do grupo Proletários Armados para o Comunismo (PAC) Cesare Battisti. Lula ficou irritado com o modo como Napolitano cobrou explicações do Brasil. Na semana passada, o italiano divulgou uma carta, antes de entregá-la a Lula, na qual manifestava sua insatisfação com a concessão do refúgio.
De acordo com Baumbach, Lula tomou conhecimento da carta apenas ontem. O porta-voz afirmou que o presidente "certamente responderá à carta" e informou que, embora ainda não estejam decididas a forma e a data da resposta, provavelmente a contestação se dará por carta também. Baumbach disse que o conteúdo da resposta não será divulgado, a não ser que o governo italiano decida assim.
- Caberá ao governo italiano divulgar, se achar pertinente - afirmou o porta-voz, observando que a decisão de não extraditar Battisti é "soberana" do Brasil.
Lula recebeu a carta de Napolitano no sábado e decidiu não comentá-la. Mas ficou extremamente irritado com o que considerou indelicadeza do italiano: o fato de o documento ter sido divulgado, na íntegra, a agências internacionais antes mesmo que ele o recebesse.