Título: Marinho defende nomeação de mulher
Autor: Lima, Maria; Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 03/01/2009, O País, p. 5

Prefeito diz que escolha levou em conta currículo e não fere lei antinepotismo.

SÃO PAULO. O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT), negou ontem que tenha desrespeitado a lei antinepotismo ao nomear sua mulher, a pedagoga Nilza de Oliveira, para a Secretaria de Orçamento e Planejamento.

Em nota divulgada ontem por sua assessoria, Marinho enaltece o currículo de Nilza e afirma que a nomeação de sua mulher "se deve, exclusivamente, à sua experiência na administração pública". A oposição a Marinho na Câmara de São Bernardo do Campo diz que, apesar de não haver ilegalidade no ato do ex-ministro do Trabalho e Previdência, "há uma flagrante imoralidade".

- A lei que proíbe o nepotismo deixa alguma brechas para os governantes nomearem legalmente parentes para o secretariado, como acontece agora com Marinho. Assim, a nomeação da mulher não é ilegal, mas é imoral, porque se um vereador ou um secretário municipal não pode contratar um parente, o certo é o chefe do Executivo dar o exemplo e também não nomear a mulher, por mais competente que seja - disse o vereador Ari de Oliveira (PSB), líder da oposição a Luiz Marinho na Câmara de São Bernardo.

O líder da oposição disse que consultou advogados para saber se cabe alguma medida legal para fazer Marinho recuar na decisão. Ele só terá uma resposta na quarta-feira, mas explicou que, em princípio, ainda não conseguiu encontrar algum elemento jurídico que o leve a representar contra o prefeito pela nomeação da mulher.

Em nota, a prefeitura petista diz que a nomeação de Nilza de Oliveira se deve à sua experiência em administração pública e não ao fato de ela ser casada com o prefeito. De acordo com a nota, Nilza é formada em Planejamento Estratégico Público pela Fundap (Fundação de Desenvolvimento Administrativo) e Gestão de Políticas Públicas (Instituto de Governo e Cidadania do ABC/ILDES), e foi funcionária durante 15 anos da Prefeitura de Santo André, durante a administração petista.

"Foi esta vasta experiência na área pública, especialmente em orçamento e participação popular, que levaram o prefeito Luiz Marinho a indicá-la para a Secretaria de Orçamento e Planejamento Participativo", diz a nota de Marinho.

oglobo.com.br/pais