Título: Força Nacional reforçará Fórum Social
Autor:
Fonte: O Globo, 09/01/2009, O País, p. 4

Tropa ficará 30 dias no Pará, para "garantir ordem pública", a pedido do estado.

BRASÍLIA. O governo federal vai enviar soldados da Força Nacional de Segurança para reforçar o policiamento em Belém durante a realização do Fórum Social Mundial, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Portaria publicada ontem no Diário Oficial da União informa que o envio das tropas foi solicitado pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.

De acordo com a portaria, a presença dos policiais servirá para "garantir a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e do patrimônio do estado". A Força Nacional ficará no Pará durante 30 dias, com número de policiais ainda a ser estabelecido conforme planejamento dos governos estadual e federal.

Soldados vão permanecer em Raposa Serra do Sol

As tropas vão atuar no cerco e na contenção de áreas, no bloqueio e controle de rodovias e na manutenção da segurança específica do local do evento.

O Fórum Social Mundial, de acordo com a definição do site do evento, é uma reunião de organizações da sociedade civil "que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo". Sua primeira edição ocorreu em 2001, em Porto Alegre, como uma forma de oposição ao Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.

O Diário Oficial de ontem publicou ainda outra portaria do Ministério da Justiça que estende até 20 de março a permanência da Força Nacional de Segurança na reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A intenção é evitar conflitos entre índios e não-índios enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não toma uma decisão final sobre o modelo de demarcação da região.