Título: O Feliz 2009 de Geddel
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 09/01/2009, O País, p. 4
De olho no governo baiano, ministro espalha outdoors.
SALVADOR. Os outdoors que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), mandou instalar nas principais avenidas de Salvador desejando feliz 2009 ao povo baiano e colocando-se à disposição para ajudar nas realizações chamam a atenção não pela mensagem em si, mas pela quantidade de placas espalhadas. São 20 só na capital, e outras distribuídas em cerca de cem cidades do interior. Para observadores, a ação é um movimento do ministro em direção às eleições para governador em 2010.
- Ele está tão bem nos governos de Lula e de Jaques Wagner que está podendo ajudar o povo - disse o deputado José Neto (PT). - Resta saber se terá força em outra aliança.
As relações entre o PT e o PMDB estão tensas desde que o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB), se aliou, no segundo turno da eleição para prefeito, com o DEM de ACM Neto, e declarou que apoiaria um candidato do partido ao governo. Depois disso, o prefeito passou a ser considerado pelo governador Jaques Wagner (PT) um opositor. Para completar, Geddel teve a candidatura ao governo lançada por João Henrique, na semana passada. O ministro disse que não há intenção política nos outdoors porque servem apenas para "cumprimentar a população da Bahia":
- Quando tiver que fazer manifestações futuras, farei às claras. Não usarei subterfúgios.
Geddel disse que teve mais de 300 mil votos em praticamente todos os municípios em 2006, e que essa foi uma forma de se dirigir a todos. O ministro afirmou também que o custo dos outdoors foi pago por ele, mas não informou o valor. No mercado de Salvador, uma placa do tipo custa cerca de R$2 mil cada.