Título: Em convite a prefeitos, Lula passa longe da crise e promete parcerias
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 09/01/2009, O País, p. 4

Governo busca união administrativa, e também política, para 2010.

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escalou dez ministros para apresentar aos prefeitos eleitos e reeleitos os programas do governo federal desenvolvidos em parceria com os municípios, durante o encontro nacional organizado pelo Palácio do Planalto para os dias 10 e 11 de fevereiro. O convite para o encontro foi feito pelo presidente, em carta enviada aos 5.563 prefeitos.

Lula diz na carta que quer estabelecer um compromisso com os prefeitos para acelerar investimentos públicos e enfrentar os baixos indicadores sociais do país. O presidente não se refere especificamente à crise financeira mundial e aos possíveis reflexos no país. No encontro, o presidente pretende tratar de temas como mortalidade infantil, analfabetismo, sub-registro civil, combate à pobreza e outros assuntos de interesse nacional.

No evento, será distribuída a cartilha "Cresce o Brasil, ganham os municípios e cidadãos", sobre os 153 programas da União para os municípios. Outra versão da cartilha tem orientações sobre como ter acesso aos programas federais.

"Você vai encontrar no governo federal um parceiro"

A idéia do governo é ter uma parceria não apenas administrativa com os prefeitos, mas também política, de olho nas eleições de 2010. Como, aliás, já pregou o presidente do PT, Ricardo Berzoini, em encontro com os novos prefeitos petistas.

O presidente tem insistido que, sem parceria com os municípios, muitos programas do governo não andariam. O principal deles é o Bolsa Família, carro-chefe da área social, cujo cadastro é feito pelas prefeituras. "Não importa o tamanho da sua cidade, você vai encontrar no governo federal um parceiro para cumprir este compromisso. Uma gestão municipal de qualidade, que promova a inclusão social, será fundamental para sustentar o atual ciclo de desenvolvimento do nosso país. Quero contar contigo para esta parceria", diz Lula na carta.

O presidente estará na abertura do encontro, no dia 10 de fevereiro, com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, líderes de entidades dos municípios e os presidentes dos três principais bancos federais - Antonio Francisco de Lima Neto (Banco do Brasil), Maria Fernanda Ramos Coelho (Caixa Econômica Federal) e Luciano Coutinho (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Também participarão os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Tarso Genro (Justiça), Fernando Haddad (Educação), José Gomes Temporão (Saúde), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Juca Ferreira (Cultura), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), Márcio Fortes (Cidades) e Carlos Minc (Meio Ambiente).