Título: Dilma, já em campanha, faz teleconferência para prefeitos
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 23/01/2009, O País, p. 11

BRASÍLIA. Depois da plástica e de um período de poucas aparições públicas, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, está disposta a exibir o novo visual Brasil afora, numa agenda de pré-candidata à Presidência. Ela participou ontem de videoconferência com cerca de 1.000 prefeitos para apresentar as linhas gerais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E hoje embarca para Pernambuco, onde visitará as obras da refinaria Abreu Lima, no Porto de Suape, e participará da assinatura de contrato para a segunda etapa do empreendimento, em ato com políticos e empresários.

Acompanhada do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), ela participará da assinatura de contratos para a segunda etapa de construção da refinaria - uma das principais obras do PAC, cujo investimento federal será de R$8,9 bilhões, numa parceria com a PDVSA, a petrolífera venezuelana. Dilma chegará com o ex-prefeito João Paulo Lima, que passou a maior parte da semana em Brasília e entrou de cabeça na articulação da candidatura da ministra.

Para apresentar o PAC aos prefeitos, Dilma deixou a reunião dos presidentes dos bancos federais com o presidente Lula e foi à sede da Caixa Econômica Federal, que organizou a videoconferência. Por cerca de uma hora, defendeu a continuidade do PAC. Afirmou que o programa é essencial para gerar empregos e distribuir renda, funcionando como um instrumento de combate à crise econômica. Dilma não chegou a responder a perguntas dos prefeitos, mas disse a eles que a parceria com estados e municípios é fundamental para o bom andamento do PAC, especialmente no monitoramento das obras. Depois de Lula, Dilma será a estrela do encontro de prefeitos organizado pelo Planalto nos dias 10 e 11 de fevereiro.