Título: Cem cargos para um presidente
Autor: Camarotti, Gerson; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/01/2009, O País, p. 8

Eleição para Câmara gera disputa por mordomias e nomeações de servidores

BRASÍLIA. Não é apenas pelos holofotes e a visibilidade dentro e fora da Câmara que parlamentares se digladiam para ocupar os cobiçados cargos da Mesa diretora nas duas Casas. Além de prestígio político, quem integra o comando da Mesa na Câmara tem poder para nomear quase uma centena de servidores, se somar os staffs do gabinete de apoio e cargos de direção. Só o presidente, no gabinete, tem 89 cargos, além de 25 no gabinete de deputado, com R$60 mil de verba. E conta com 15 funcionários na residência oficial - empregados e seguranças.

O segundo cargo mais cobiçado é o de primeiro-secretário, o "prefeito" da Câmara e responsável pela administração de todo o orçamento, este ano estimado em R$3,5 bilhões. Cabe à 1ª secretaria, com a Diretoria Geral, propor e executar obras, licitações e comandar o orçamento. Este ano o cargo caberia, pela proporcionalidade do tamanho das bancadas, ao PT, mas o partido abriu mão para o PSDB porque preferiu a 1ª vice-presidência.

Todo membro da Mesa - sete titulares, incluindo o presidente - tem direito a carro oficial e, além da estrutura do gabinete, conta com quase meia centena de funcionários nos cargos de direção. Os suplentes, além de carro com motorista, podem nomear cada um outros 12 funcionários. Há sempre grande disputa para presidir as sessões. Na ausência do presidente, a preferência é dos membros da Mesa, começando pelo vice-presidente.

Cabe ao segundo vice-presidente deliberar sobre ressarcimento de despesa médica e exercer a poderosa função de corregedor. O segundo-secretário cuida de passaportes diplomáticos para os parlamentares e pedido de visto ao Itamaraty. O terceiro-secretário controla passagens aéreas, licenças e justificativa de faltas e exerce a função de corregedor-substituto. O quarto-secretário supervisiona o sistema habitacional - apartamentos funcionais e auxílio-moradia. (Maria Lima)