Título: Traições devem levar Temer ao 2º turno
Autor: Camarotti, Gerson; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 29/01/2009, O País, p. 8

Com candidatura de Sarney consolidada no Senado, partidos resistem a entregar comando da Câmara ao PMDB.

BRASÍLIA A cinco dias da eleição do novo presidente da Câmara, o Planalto acionou o sinal de alerta diante da contabilidade indicando que Michel Temer (PMDB-SP), apoiado pelo presidente Lula, reduziu significativamente sua vantagem, por conta da acirrada disputa de bastidores pelos cobiçados cargos da Mesa. Temer concorre com o apoio institucional de 422 deputados e conta agora com cerca de 300 votos. Com esse número estaria eleito - são necessários 257 votos -, mas é uma margem frágil diante das ameaças de traição que vêm de todos os partidos, inclusive do PMDB.

Governadores alertam para crescimento de avulsos

Temer perdeu apoio a partir da confirmação da candidatura de José Sarney (PMDB-AP) no Senado - muitos resistem em dar ao PMDB o comando das duas Casas - e da dificuldade de atender aos pedidos de cargos dos 14 partidos que formaram o "Blocão" para apoiá-lo. Ontem, governadores nordestinos que estiveram no Planalto alertaram o presidente sobre a rebelião e o crescimento das candidaturas de Ciro Nogueira (PP-PI) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Foi assim que Severino Cavalcanti (PP-PE) surpreendeu e derrotou o então candidato do Planalto, o petista Luiz Eduardo Greenhalgh, em 2005.

Ontem, governistas não escondiam a preocupação com candidaturas avulsas aos cargos da Mesa. O PTB, por exemplo, está revoltado com o PMDB, porque, pelo acerto, teria direito à 4ª secretaria. Indicou Nelson Marquezelli (PTB-SP). Mas Elcione Barbalho (PMDB-PA) já se lançou para o mesmo cargo e conta com o apoio do ex-marido, Jader Barbalho (PMDB-PA). Augusto Farias (PTB-AL), irmão de PC Farias, ameaça entrar na disputa pela mesma vaga.

Pelo acordo original, o PSDB deve ficar com a poderosa 1ª secretaria, e lançou Rafael Guerra (MG). Mas Rômulo Gouveia (PSDB-PB) entrou na disputa. Há forte articulação para derrotar os dois candidatos petistas à Mesa: Marco Maia (RS), que disputa a 1ª vice-presidência, e Odair Cunha (MG), para a 3ª secretaria. Já para a 2ª secretaria, a briga é no PR, entre Inocêncio Oliveira (PE) e José Carlos Araújo (BA). No DEM, Edmar Moreira (MG) e Vic Pires Franco (PA) querem a 2ª vice.

A campanha de Temer já calcula que os 380 votos contados na véspera caíram para 300. Especula-se que Temer perderá entre 20 e 30 votos do seu próprio partido, e pelo menos 20 do PT. No PDT, PTB e PR, o percentual de traição seria de 30%, índice calculado para os deputados do DEM.

- Traição pode existir. Para mim, se o Temer tiver 258 votos está bom. Até porque vai matar muita gente de raiva - ironizou Luciano Castro (PR-RR).

O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), atacou:

- Quero saber quem é esse Barack Obama da Câmara que vai destruir um acordo institucional de 14 partidos? É uma agressão ao parlamento fazer a apologia da traição.