Título: Venezuela no Mercosul opõe Sarney a Lula
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 30/01/2009, O País, p. 3

Barganha tucana por cargos junto a ex-presidente fracassa, e PSDB já cogita apoiar petista.

BRASÍLIA. A expectativa da oposição de ter no candidato do PMDB à presidência do Senado, o favorito José Sarney (AP), um aliado para vetar o ingresso da Venezuela no Mercosul provocou constrangimento e preocupação ontem ao governo. Por mais leal que seja ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tudo indica que Sarney manterá a posição já declarada da tribuna do Senado, contrária àquela que é considerada uma das prioridades da política externa do governo. Embora Sarney ainda não tenha sido eleito, o novo líder do PT e presidente da Representação do Brasil no Mercosul, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), cobrou do candidato "a neutralidade e objetividade de um magistrado".

- Quem decide são os parlamentares, não ele (Sarney). Estamos falando em política de Estado, em integração entre nações, e não entre presidentes. A posição política ou ideológica não pode atrapalhar ou contaminar essa disposição - afirmou Mercadante.

Pouco antes, Mercadante divulgara nota em que disse estranhar a atitude de Sarney, "homem público experiente e ponderado", lembrando que acordos internacionais são "compromissos de longo prazo assumidos por Estados, e não por governos específicos".

Ex-presidente se irrita com nota de Mercadante

O ex-presidente da República negou que o tema tenha sido discutido nas conversas com os tucanos.

- Esse assunto não foi tratado com o PSDB. A divulgação de que isso faria parte do acordo para os tucanos me apoiarem não passa de intriga. Se o senador Mercadante realmente soltou uma nota criticando minha postura, deveria primeiro ter checado se a notícia procedia ou não - reagiu.

Para Pedro Simon (PMDB-RS), Sarney deve ter cuidado:

- Não cabe ao senador Sarney se manifestar sobre esse assunto se quer ser presidente do Senado novamente. Ele tem de medir as palavras e manter sua isenção. Não acredito que o Sarney embarcará numa fria dessa.

- Essa não é um postura que se espera do presidente de um poder - disse Cristovam Buarque (PDT-DF).

Sarney, com o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, foi o grande idealizador do Mercosul. Em campanha, evitou repetir as críticas feitas ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Em discurso de 28 de outubro de 2007, Sarney não só questionou a democracia no país vizinho como seu ingresso no Mercosul: "No momento, não há como declarar que a Venezuela é uma democracia exemplar. Na hora em que se acaba com a alternância de poder, acaba-se com o coração da democracia. Se aprovarmos o ingresso da Venezuela estaríamos violando o tratado do Mercosul".

Tucanos, em crise, se reúnem em Recife para decidir o voto

Embora a eleição de Sarney esteja praticamente definida, o PSDB só deverá decidir no domingo à noite quem apoiará. O presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), e o líder da bancada, Arthur Virgílio (AM), se reuniram ontem em Recife na tentativa de encontrar uma saída para o partido, que ficou sem rumo na reta final da campanha. O PSDB entrou tarde nas negociações, apresentou uma ambiciosa lista de reivindicações e agora está dividido e pode até aderir à frágil campanha do petista Tião Viana (AC), já que não conseguiu garantir com Sarney todos os cargos pleiteados na Mesa Diretora e nas comissões.

Na contabilidade do PMDB, Sarney já teria 53 votos, sem contar com os 13 tucanos. O clima no PSDB era de desconforto com a pecha de fisiológica que a legenda ganhou ao condicionar seu apoio à ocupação de dois cargos na Mesa - a 1ª vice-presidência e a 4ª secretaria - além de duas das principais comissões, a de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores (CRE). Sarney ponderou que não teria como desrespeitar a proporcionalidade, pela qual o PSDB teria um cargo titular e uma suplência.

- Ainda tenho uma grande esperança de ter o apoio do PSDB. O preenchimento de cargo é regulado pelo regimento da Casa. Essa divisão é uma tarefa que será entregue aos líderes - disse Sarney.