Título: Ativistas pedem MP do emprego
Autor: Aggege, Soraya; Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 30/01/2009, Economia, p. 21

BELÉM. Momentos antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem, à capital paraense, ativistas do Fórum Social Mundial fizeram uma passeata pedindo que o governo federal baixe uma medida provisória que garanta empregos no país. Segundo os organizadores, o ato reuniu cerca de 1.500 pessoas.

Ligados ao PSOL e ao PSTU, os organizadores disseram que não "perderão tempo" com outras manifestações ou vaias contra Lula ao longo do evento.

- Agora já fizemos nossa manifestação. Em vez de ficar vaiando, vamos usar melhor o nosso tempo com as articulações dentro do fórum. Não vamos perder tempo - disse José Maria, presidente do PSTU e da central sindical Conlutas.

Segundo o dirigente, o propósito da marcha foi mostrar também que Lula tem liberado muitas verbas para os empresários sem garantir estabilidade no emprego para, segundo ele, mais de um milhão de demitidos no país em função da crise.

A marcha também pediu atenção às reservas naturais do país, fazendo alusão ao lema "O petróleo é nosso". O governo discute atualmente novas regras para exploração da camada do pré-sal. (Soraya Aggege e Maiá Menezes, enviadas especiais)