Título: Copa verde está garantida
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 30/01/2009, Esportes, p. 31

Ministro do Esporte, Orlando Silva, garante Amazônia e Pantanal como sedes.

Aampliação do número de cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 vai garantir a realização de partidas na Amazônia e no Pantanal, segundo o ministro do Esporte, Orlando Silva. O anúncio foi feito ontem após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o da CBF, Ricardo Teixeira. Hoje, três representantes da entidade iniciam as visitas às candidatas ao Mundial por São Paulo. Eles serão acompanhados por membros do Comitê Organizador e autoridades locais. Domingo, será a vez do Rio de Janeiro. A inspeção termina no dia 7, em Fortaleza.

Rio Branco não é citada por ministro

Embora Rio Branco esteja na lista das 17 concorrentes, o ministro citou como potenciais candidatas, pelo Pantanal, Cuiabá e Campo Grande, e pela Amazônia, Manaus e Belém. A decisão será anunciada no dia 20 de março, quando o Comitê Executivo da Fifa se reunirá em Zurique.

- A posição que pesou na escolha das 12, dita pela Fifa, é que eles acreditam que isso permitirá ter entre as escolhidas uma da Amazônia e outra do Pantanal. Então, necessariamente, no projeto da Copa do Brasil seguro é que terá uma cidade pantaneira e uma cidade amazônica - afirmou o ministro.

Orlando Silva participou ontem do encontro entre o presidente e Blatter, no Palácio do Planalto. Na reunião, foi apresentado um estudo preliminar do impacto da Copa na economia brasileira e feita uma discussão parcial do orçamento da competição, mas os dados não foram divulgados pelo governo.

- Nenhuma cidade está pronta, hoje, para receber jogos da Copa do Mundo. Há cidades que precisam modernizar os estádios, cidades em que os aeroportos precisam ser reformados e a rede hoteleira expandida - afirmou o ministro.

Segundo ele, assim que a Fifa escolher as cidades, Lula vai convocar uma reunião com governadores e prefeitos para definir a responsabilidade de cada um:

- O presidente quer colocar no papel a responsabilidade de cada cidade, de cada estado e do governo federal, de modo que não se tenha dúvida de quem vai fazer o que, quem vai pagar o que e em que prazo. Esse contrato é muito importante de modo que haja estabilidade na preparação do Mundial.

Inicialmente, a Fifa queria dez sedes no Brasil, mas acabou concordando com 12. Além dessas capitais, são candidatas: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Todas elas receberão os representantes da entidade por cerca de uma hora e com o mesmo roteiro: apresentação no aeroporto da cidade sobre o transporte aéreo, sobrevôo de helicóptero e síntese do projeto básico da cidade e do estádio e potenciais investidores.

Blatter disse estar feliz com o andamento dos preparativos para a Copa no Brasil e com o número de cidades que se candidataram. Também ressaltou a disposição das autoridades brasileiras em garantir a realização da Copa do Mundo no país. Além de falar do Mundial, Lula cobrou da Fifa providências para evitar a transferência de jogadores brasileiros ainda crianças para o futebol europeu. Lula e Blatter concordaram que isso é uma espécie de escravidão moderna. Blatter disse que a decisão da Fifa é não permitir transferências de menores de 18 anos, mas pediu a colaboração das federações de futebol:

- Vamos evitar que jovens de 13, 14, 15 anos, sejam induzidos por empresários, sejam retirados de suas famílias. Esta é uma decisão importante e vai levar certo tempo a ser implementada. Pedimos às associações nacionais que façam o registro de todos os jogadores. Assim podemos controlá-los e ajudá-los. O segundo ponto é que, nesse país, existem várias escolinhas, da Roma, por exemplo, esses jogadores também precisam ser registrados.