Título: O PSDB foi ético e fraterno
Autor: Vasconcelos, Adriana; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 31/01/2009, O País, p. 10

TIÃO VIANA

Com fôlego renovado, o candidato do PT à presidência do Senado, Tião Viana (AC), aposta que o apoio do PSDB possa garantir os votos que lhe faltam para vencer José Sarney (PMDB-AP), ainda favorito na disputa. Tião diz ter 39 votos, faltando dois para a vitória. Segundo Viana, o PSDB foi ético e fraterno.

Foi com surpresa que o senhor recebeu o apoio do PSDB?

TIÃO VIANA: Não. Foi com entusiasmo. Eu vinha conversando intensamente com o PSDB, com os dirigentes do partido, os senadores Arthur Virgilio, Sérgio Guerra e até o governador José Serra. E havia muita sensibilidade deles com os compromissos que eu apresentava, pautados especialmente na independência efetiva do Legislativo e na renovação da estrutura administrativa da Casa.

O que pesou mais na decisão?

VIANA: A carta compromisso (do PSDB) que assinei prontamente, onde se afirma a independência do Legislativo, os princípios de transparência de gestão e a democracia partidária.

Reitera o acordo sobre cargos na Mesa?

VIANA: O PSDB foi muito ético e fraterno nessa parte. Disse que não estava reivindicando cargo, mas defendendo o Legislativo. E entende que, quando o assunto for proporcionalidade (de cargos) na Mesa ou nas comissões, o regimento ampara os seus pleitos.

Com os tucanos, dá para mudar o quadro que se apresentava até então favorável a seu adversário?

VIANA: Vou seguir com humildade e respeito à candidatura adversária, mas afirmando de maneira peremptória o meu compromisso com a renovação do Legislativo. Vai ser difícil, mas acho que sou a diferença neste momento da eleição para presidir o Senado. Sou o novo.

Temer ficou feliz com a decisão do PSDB?

VIANA: Ficou exultante. Está renovado.

Qual sua expectativa de votos?

VIANA: Tenho sete partidos me apoiando: PT, PR, PDT, PRB, PSOL, PSB e PSDB. Isso soma 39 votos. Faltam apenas dois para fechar. (A.V.)