Título: AMB: população criou coragem para denunciar
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 01/02/2009, O País, p. 14

BRASÍLIA. Por mais contraditório que pareça, as entidades que representam os juízes comemoram o aumento das denúncias. Para os presidentes da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Mozart Valadares, e da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), Fernando Mattos, os números não mostram o crescimento da corrupção entre os juízes, mas uma sociedade com mais coragem de denunciar as irregularidades. Ambos consideram que o trabalho da Corregedoria fortalece o Judiciário.

- A sociedade está começando a se conscientizar de que tem que denunciar juízes corruptos que usam a magistratura para acobertar práticas criminosas. Isso é uma coisa muito boa. Agora, o juiz sabe que, se for constatada culpa, será punido - diz Valadares.

O presidente da Ajufe também elogia o efeito da atuação da corregedoria:

- Acho muito positivo o Judiciário querendo melhorar o serviço prestado para a sociedade. A corregedoria hoje é um canal de denúncia.

No entanto, Mattos afirma que muitos casos de processos que demoram para ser julgados não refletem displicência do magistrado. Ele pondera que a Justiça Federal sofre com pouca estrutura e poucos juízes em relação à quantidade de ações que chegam diariamente.

- Em alguns casos, o juiz não tem estrutura física para atender todas as demandas que chegam para ele. Na Justiça Federal, há um volume muito grande de processos e é comum o juiz não dar conta. O ideal é que tivesse mais juízes - opina.