Título: Inocêncio, o Clóvis Bornay da Câmara
Autor: Jungblut, Cristiane; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 03/02/2009, O País, p. 4

Há 12 anos deputado não perde uma eleição para a Mesa

BRASÍLIA. Apelidado no passado de cangaceiro de Serra Talhada, sua terra natal no sertão pernambucano, o deputado Inocêncio de Oliveira (PR-PE), há 12 anos sem perder uma eleição para um cargo de direção na Câmara dos Deputados, está sendo chamado por alguns colegas de Clóvis Bornay da Mesa: é hors concours. Não perde uma. Ontem, disputando com cinco companheiros, foi eleito em segundo turno para seu sétimo mandato administrativo, desta vez como 2º secretário.

Inocêncio já foi presidente da Câmara, 1º vice-presidente duas vezes, 1º secretário duas vezes, 2º vice, e agora 2º secretário.

- Meus colegas confiam em mim porque trabalho duro, sou rígido no cumprimento do meu dever e coloco a instituição acima de qualquer interesse - disse Inocêncio.

Ele atribuiu as reconduções ao seu conhecimento dos meandros administrativos da Casa, além da experiência política. Frisou que, como presidente, assumiu interinamente a Presidência da República 12 vezes. Como corregedor, arrumou inimigos, incluindo Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), acusado de desvio de verbas. Apesar do pedido de cassação enviado ao Conselho de Ética por Inocêncio, Paulinho foi absolvido. Na disputa do 2º turno com o deputado José Carlos Araújo (PR-BA), Inocêncio venceu apertado: 265 votos a 217.