Título: Para PSDB, comparação é descabida
Autor: Gois, Chico de; Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 28/02/2009, O País, p. 4

Guerra diz que reuniões de Serra foram administrativas e não político-eleitorais.

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirmou ontem que é "absolutamente descabida" a comparação entre o encontro de prefeitos de todo o país com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, com os dois eventos que reuniram o governador tucano José Serra e prefeitos paulistas:

- As reuniões do governador não foram políticas. Foram reuniões de trabalho que ele fez com seus secretários e prefeitos. Há uma grande diferença entre esse tipo de reunião administrativa e as de caráter político-eleitoral que o governo federal tem realizado no país todo.

"AGU só reforça a verdade que tenta esconder", diz nota

Em nota assinada por Guerra, o PSDB afirma ainda que, "ao tentar igualar esses atos com uma agenda de campanha realizada pelo governo federal com prefeitos de todo o país, a um custo até agora não totalmente esclarecido, mas que fica na casa dos milhões, a AGU só reforça a verdade que tenta esconder".

Segundo o PSDB, "diferentemente do evento federal, nenhum deles (os encontros de Serra) contou com patrocínio de estatais, estandes montados para divulgar as ações do governo, serviço de buffet contratado, traslado de prefeitos, esposas e assessores etc, nem durou mais do que poucas horas". As reuniões de Serra, diz a nota, "usaram a estrutura já existente do governo do estado, sem custo adicional ou gasto com os prefeitos participantes, que a elas compareceram para trabalhar".

Nos dois eventos realizados por Serra no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, estavam representados quase todos os 523 municípios paulistas. O primeiro foi em 15 de janeiro, quando Serra reuniu cerca de 500 prefeitos - segundo transcrição de seu discurso no site do governo- para anunciar a liberação de R$3,9 bilhões. A verba era destinada à pavimentação e à recuperação de 7.396 quilômetros de estradas vicinais.

- Queria dizer a todos os prefeitos, aos reeleitos e aos eleitos pela primeira vez, que aqui têm sua casa. Considerem este palácio sua casa. Ninguém governa sozinho - disse Serra, na ocasião.

O segundo encontro ocorreu em 18 de fevereiro, quando prefeitos e secretários de saúde dos 523 municípios foram convidados para um ato em que Serra anunciou a ampliação de Unidades Básicas de Saúde.

Na época, Serra negou que houvesse objetivos eleitorais:

- Nada do que estou dizendo é coisa para a mídia. Esta é uma reunião de trabalho.

O governador, em seu discurso, não poupou críticas ao governo Lula e ao PT.

- Setenta por cento dos investimentos não são feitos pelo governo federal. São feitos pelos estados e municípios. Às vezes não é o que parece por causa de toda a propaganda.

O Palácio dos Bandeirantes não se pronunciou sobre a defesa de Lula e Dilma. Serra está em Dubai (Emirados Árabes), em encontro com empresários.

COLABOROU Isabel Braga