Título: Lula ataca protecionismo de ricos
Autor: Novo, Aguinaldo; Perboni, Juraci
Fonte: O Globo, 28/02/2009, Economia, p. 26

FLORIANÓPOLIS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que o Brasil será um dos países com maior autoridade moral para dizer como se cuida de um país, durante a reunião do G-20 (grupo que reúne os principais países ricos e em desenvolvimento), marcada para abril em Londres. A afirmação foi feita durante a inauguração da Linha de Transmissão Desterro-Palhoça, da Eletrosul, em Florianópolis (SC):

- Este país, tão humilde e achincalhado, quando sentar à mesa do G-20, certamente será um dos países com mais autoridade moral para falar de como se cuida de um país.

Lula atacou a adoção de medidas protecionistas por alguns países para proteção de mercados, empresas e empregos. Segundo ele, o Brasil não pode aceitar o aumento de medidas protecionistas:

- Lógico que temos problemas porque não estamos isolados no mundo, mas não podemos aceitar o protecionismo daqueles que há 20 anos diziam que era preciso acabar com o protecionismo e criar o livre mercado. Até porque os grandes (as economias desenvolvidas) estão com a crise maior que os pequenos, mas os pequenos sofrem mais porque são mais pobres. (Juraci Perboni, especial para O GLOBO)