Título: OMC alerta contra protecionismo e diz que bancos devem limpar balanços
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 24/02/2009, Economia, p. 13

Pascal Lamy: cláusula polêmica não fere as regras da organização

SEUL, Coréia do Sul. O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy, disse ontem que a cláusula "Compre América" do pacote de estímulo americano é uma "mescla heterogênea" que desperta pressões protecionistas, mas ao mesmo tempo foi aprovada dentro das regras mundiais de comércio. Ainda assim, ele afirmou que os países devem evitar o protecionismo e chegar a um acordo sobre a Rodada de Doha, de liberalização do comércio mundial. Lamy também disse que os bancos devem limpar seus balanços e que os reguladores devem apoiar regras internacionais para recuperar a confiança no mercado financeiro global.

- Em momentos de penúria econômica, as pessoas necessitam de proteção. Mas há muitas formas de proteger as pessoas que são melhores que o protecionismo, que no fim das contas não protege ninguém.

A cláusula "Compre América", aprovada no início de fevereiro pelo Senado americano, determina que projetos financiados com recursos públicos devem ter insumos produzidos no país ou em nações signatárias do acordo de compras governamentais da OMC. A medida inclui a compra de aço e afeta o Brasil, que está fora desse tratado.

- A má notícia é que as pressões protecionistas estão aí - disse Lamy, em referência à cláusula "Compre América". - (Mas) o compromisso final é que essa disposição será implementada de maneira consistente com as obrigações dos EUA ante à OMC.