Título: Garoto-propaganda do projeto olímpico
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 04/02/2009, Rio, p. 12

Presidente é convidado a defender a candidatura do Rio aos Jogos de 2016

O presidente Lula conheceu ontem o projeto que será apresentado, no próximo dia 11, ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para convencê-lo a escolher o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A cidade disputa a indicação com Tóquio (Japão), Madri (Espanha) e Chicago (EUA). A apresentação, no Palácio da Cidade, foi feita pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e presidente do comitê organizador da candidatura, Carlos Arthur Nuzman. Com a ajuda de slides e fotografias, ele mostrou ao presidente as instalações esportivas selecionadas - mais da metade delas já existe na cidade e 20% serão construídas independentemente da candidatura - e os investimentos previstos em infraestrutura, principalmente no setor de transportes públicos.

- É um projeto de transformação da cidade. O presidente gostou - garantiu Nuzman.

O projeto prevê a criação de sete núcleos de competição em quatro regiões olímpicas, com todas as competições promovidas na cidade do Rio - metade das modalidades sendo disputada a apenas cinco ou dez minutos da Vila Olímpica.

O governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e o ex-presidente da Fifa João Havelange participaram da apresentação. Nuzman explicou que os custos do projeto não foram exibidos no evento porque o COI exige que algumas informações sejam mantidas sob sigilo até a apresentação oficial do projeto, prevista para o dia 13.

Orlando Silva disse que Lula foi convidado para ser o garoto-propaganda da candidatura:

- Ninguém melhor do que ele - justificou.