Título: Maquiagem para chegar bem a 2010
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 05/02/2009, O País, p. 8

Depois da plástica, Dilma agora conta com maquiadora nos dias de eventos públicos.

BRASÍLIA. Depois de fazer uma cirurgia plástica em dezembro, como parte dos preparativos para a superexposição que enfrentará como candidata a presidente, a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff, passou a usar os serviços de uma maquiadora, que a atende todas as vezes em que ela tem um evento público. A profissional, que trabalha num salão de beleza de Brasília, já fez algumas inovações na maquiagem da ministra. Mas gostaria de fazer outras mudanças, como substituir o batom vermelho, muito apreciado por Dilma, por um de cor mais natural.

A ministra resiste à mudança. Ontem, usava um forte batom carmim na apresentação do balanço de dois anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Palácio do Planalto. A maquiadora atende Dilma na residência oficial ou, eventualmente, na Casa Civil. A ministra só faz questão de ser maquiada quando tem um evento público.

Semana passada, quando participou do Fórum Social Mundial, em Belém, Dilma foi preparada pela maquiadora, que insistiu na troca do batom. Como última tentativa, a profissional pôs no nécessaire da ministra um batom de cor mais neutra. Mais tarde, quando viu pela TV Dilma novamente de batom vermelho, ficou contrariada e comentou com uma auxiliar da ministra. Ouviu a resposta: "A ministra acha que você está mandando muito". Só quem não conhece a personalidade forte de Dilma para querer impor a ela regras de comportamento, dizem os mais próximos.

A despesa com maquiagem não pode ser paga por dinheiro público. Nenhum ministro pode ser ressarcido por gastos feitos em Brasília. Dilma paga à maquiadora com seu próprio dinheiro. A assessoria da ministra disse desconhecer o assunto.