Título: Brasil negocia novo acordo para evitar deportações
Autor:
Fonte: O Globo, 05/02/2009, O País, p. 9

Objetivo é melhorar atendimento a brasileiros barrados.

BRASÍLIA. O governo começou a negociar com Portugal, Inglaterra e França um acordo semelhante ao fechado ano passado com a Espanha para tentar melhorar o atendimento a brasileiros, evitando os exageros que levam à retenção e à deportação. A ideia é criar mecanismos para resolver os problemas nas alfândegas e, com isso, garantir a liberação de quem está em situação legal.

O acordo firmado com os espanhóis, segundo técnicos do Ministério das Relações Exteriores, está mais avançado e prevê, entre outros procedimentos, a cooperação policial entre os dois países. Na última terça-feira, o Itamaraty pediu ao novo embaixador espanhol no Brasil, Carlos Zaldívar, melhores condições de atendimento aos brasileiros que chegam a Madri. Embora a situação ainda esteja sendo alvo de atenção, já começou a funcionar.

Em casos mais graves, o Itamaraty está pedindo ajuda ao embaixador em Brasília para liberar brasileiros. Foi o que ocorreu no mês passado, quando lutadores de jiu-jítsu que iam para Portugal foram barrados no aeroporto de Madri.