Título: Empresas de Edmar respondem a 2,7 mil ações em São Paulo
Autor: Menezes, Maiá; Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 06/02/2009, O País, p. 3

Processos acusam falta de pagamento de salários, FGTS e décimo terceiro.

SÃO PAULO. A F.Moreira e a Ronda, as duas empresas de vigilância e segurança em nome do deputado Edmar Moreira (DEM-MG), são rés em 2,7 mil ações trabalhistas em São Paulo. No total, acumulam 5.674 processos arquivados ou em andamento. Conforme levantamento do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo, a F.Moreira tem 2.777 processos arquivados e 1.997 em andamento, um total de 4.774. A Ronda tem 703 processos em andamento e 197 arquivados, somando 900 ações trabalhistas.

- As irregularidades são muitas. Eles não pagam os salários que devem, não pagam 13º salário, nem hora extra, não recolhem Fundo de Garantia. É só irregularidade - resumiu o presidente Associação dos Profissionais de Vigilância, Segurança e Similares de São Paulo, Divaldo Soares Pereira.

Segundo ele, as empresas do deputado sempre alegam dificuldades financeiras para justificar a falta de pagamento de suas obrigações.

- Teve um caso em que essas empresas ficaram mais de cinco meses sem pagar os salários dos vigilantes e seguranças, o que é muito comum e prejudica muito o trabalho dos bancos. Isso já aconteceu, inclusive com o Banco do Brasil - afirmou. - Quando a gente se reúne para algum acerto, eles alegam que estão falidos.