Título: Lula defende obras federais em dois turnos para criar mais empregos
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 06/02/2009, Economia, p. 24

Presidente afirma que é o "levantador de moral da tropa" na crise.

SÃO SALVADOR DO TOCANTINS (TO). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que é o "levantador de moral da tropa" nesse momento de crise econômica, referindo-se ao papel que exercia como líder sindical entre os metalúrgicos na década de 80, também um período difícil. Ele defendeu a contratação de obras do governo federal com dois turnos de trabalho para garantir a geração de empregos e rapidez na execução dos investimentos públicos.

Lula prometeu aos empresários que não faltarão recursos para financiar investimentos no país, destacando o aporte de R$100 bilhões para o BNDES financiar a produção. Ele inaugurou a hidrelétrica de São Salvadfoor, obra que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Eu me sinto hoje como se fosse um momento daqueles dos anos 80 em que eu levantava a moral da tropa para que os trabalhadores não saíssem derrotados - disse Lula.

Lula: "rezo por ele (Obama) mais do que rezo por mim"

Lula disse que tem conversado com empresários para pedir que não suspendam os investimentos no país. Paralelamente, tem cobrado do BNDES a facilitação de empréstimos para o setor produtivo. Falando para a cúpula de empresas como Odebrecht, Andrade Gutierrez e GDF Suez, responsáveis pela construção da usina, o presidente afirmou que o governo está contratando e licitando obras e lembrou que a Petrobras programou investimentos de US$174,4 bilhões até 2013.

Destacando que o foco do governo é a geração de empregos, Lula disse que orientou os ministros a contratarem obras em dois ou três turnos, e prometeu que a União pagará mais rapidamente seus compromissos. Ele prevê uma desaceleração da economia, mas não uma recessão no Brasil. Lula disse, porém, que a superação da crise vai depender de iniciativas dos países europeus e dos EUA. Ele insistiu que o presidente dos EUA, Barack Obama, não pode errar.

- O companheiro Obama está com um pepinaço na mão. Eu rezo por ele mais do que rezo por mim, para que consiga encontrar uma saída para os EUA - disse Lula.