Título: DEM quer apurar encarte em revista
Autor: Gois, Chico de; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 07/02/2009, O País, p. 4

Oposição questiona se houve gasto público em matéria que promove Dilma

BRASÍLIA. Incomodada com a agenda cada vez mais eleitoral da chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, a oposição promete reagir a qualquer ato que caracterize antecipação de campanha. E está atenta às suspeitas de uso de recursos públicos para promover a provável candidata do PT à Presidência em 2010. O líder do DEM, senador José Agripino (RN), defendeu que a Comissão de Ética Pública do Executivo investigue quem financiou o encarte publicitário veiculado na revista americana "Foreign Affairs", do bimestre janeiro/fevereiro, na qual Dilma é apresentada como virtual candidata à Presidência.

- Se a matéria foi paga, é o caso de se levar o assunto à Comissão de Ética Pública para apurar as responsabilidade e punir culpados. Não se pode usar recursos públicos para fazer imagem lá fora de pessoas que o governo brasileiro pretende promover - disse Agripino.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), disse que "já saltam aos olhos os exageros publicitários" do governo Lula:

- Isso é obra de algum marqueteiro cheio de imaginação. Isso me parece um exagero, a dois anos da eleição, tentar vender a ministra Dilma pelo mundo afora e pelo sertão adentro.

O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) disse que apresentará requerimento de informações ao Executivo questionando se o governo ou as estatais patrocinaram de alguma forma o encarte:

- Há um consenso de que o presidente Lula está usando todos os instrumentos para promover a ministra e torná-la uma candidata viável. É preciso saber se há recursos da administração direta ou mesmo da indireta nessa publicação. As estatais são impedidas de fazer propaganda política.