Título: Aécio defende prévias e diz que PSDB não pode achar que já ganhou eleição
Autor: Gois, Chico de; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 07/02/2009, O País, p. 4

Governador afirma que Dilma é garantia de uma campanha de alto nível.

BRASÍLIA. Depois de defender ontem mais uma vez a realização de prévias para a escolha do candidato do PSDB à Presidência, com novas críticas indiretas ao colega José Serra (SP), o governador de Minas, Aécio Neves, saiu de um encontro com o presidente Lula, no Planalto, elogiando o próprio presidente e a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. De manhã, Aécio afirmara que o PSDB não pode achar que, por estar à frente nas pesquisas, já venceu a eleição. À tarde, disse acreditar que Lula terminará o mandato muito bem avaliado e que Dilma garantirá uma campanha de alto nível.

- Não podemos deitar em berço esplêndido e achar que, porque nossos candidatos aparecem na frente nas pesquisas, nós vencemos as eleições. Essa é uma preocupação que tenho. As prévias podem permitir ao PSDB se apresentar renovado, independentemente de qual seja o seu candidato. Não acho que qualquer pessoa possa temer as prévias - disse Aécio, de manhã, após assinar um acordo de cooperação na Embaixada dos Estados Unidos.

Enquanto o PSDB não decide a questão das prévias, Aécio afaga a possível candidata do PT, Dilma Rousseff.

- Não tenho dúvida em afirmar que, se for candidata, a ministra Dilma Rousseff é garantia de uma campanha de altíssimo nível, e é importante para o Brasil ter alguém com sua qualidade disputando eleições, independentemente de nossas diferenças - declarou, à saída do Planalto. - Ninguém pode ter medo de uma disputa eleitoral, sobretudo nós, que estamos talhados e experimentados.

"Presidente terminará mandato bem avaliado"

Aécio disse que tem pela ministra enorme respeito, como tem pelo presidente da República. Ressalvou, porém:

- Mas, obviamente, no momento da disputa eleitoral, que ainda não chegou, o que teremos de apresentar são propostas e ideias.

Aécio foi só elogios a Lula:

- O presidente, a meu ver, terminará seu mandato bem avaliado pela população. Tem méritos; teve também aquilo que Maquiavel chamava de "a fortuna" de administrar grande parte de seu governo num ambiente extremamente favorável do ponto de vista da economia internacional e tudo isso, certamente, se compõe no ativo do presidente Lula.

Aécio apregoou a necessidade de o PSDB se manter unido na Câmara - os tucanos enfrentam um racha depois que José Aníbal (SP) foi conduzido à liderança da legenda. Mas considerou que essa situação se resolverá com diálogo. Ele disse que espera que o partido comece logo a regulamentar as prévias.

- A definição de quem será o candidato do PSDB não será unilateral ou de um grupo restrito, no que depender de minha ação.