Título: Novos pelotões de fronteira
Autor: Rocha, Leonel
Fonte: Correio Braziliense, 25/03/2009, Brasil, p. 11

Os ministérios do Meio Ambiente e da Defesa estão finalizando um levantamento para a definição dos novos pelotões de fronteira que serão instalados nas vizinhanças de Unidades de Conservação, Terras Indígenas ou Florestas Nacionais. O objetivo de implantar unidades militares próximas a áreas preservadas por lei é para melhorar a fiscalização da Floresta Amazônica. ¿A presença dos quartéis nos ajuda a manter a floresta em pé porque afasta a ilegalidade¿, comentou o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.

Os fiscais do Ibama constataram que os madeireiros ilegais fogem de locais de preservação ambiental quando as Forças Armadas estão realizando operações próximas a estas áreas. Quartéis do Exército, da Marinha ou da Força Aérea servirão, indiretamente, de postos de fiscalização. Também poderão atuar na logística das operações de repressão às queimadas ao servirem como entrepostos para os helicópteros ou para as equipes de policiais.

Hoje, o Exército mantém 21 pelotões de fronteira na Amazônia, instalados em regiões próximas às aldeias indígenas ou áreas de preservação ambiental. As vizinhanças dos quartéis são consideradas áreas públicas federais, classificadas como devolutas. (LR)