Título: Denúncias e piadas no currículo
Autor: Lima, Maria; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 10/02/2009, O País, p. 4

BRASÍLIA. Provável candidato único do DEM para a nova eleição do 2º vice-presidente da Câmara, o deputado Vic Pires, de 48 anos, vive o terceiro momento de notoriedade de seus quatro mandatos. Em 1997, foi relator na emenda de reeleição e, dez anos depois, um implacável e irreverente oposicionista na CPI do Apagão Aéreo, onde desferiu denúncias e piadas com a mesma desenvoltura. Ontem à noite, Vic disse que pretende ir adiante com a candidatura e enfrentar novamente a urna do plenário que o derrotou há uma semana. Não ajuda sua falta de trânsito no baixo clero e o acúmulo de farpas com governistas.

Ex-apresentador da TV Globo no Pará, ele atuou na CPI do Apagão Aéreo, onde ajudou a derrubar a ex-diretora Denise Abreu, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na dos Cartões Corporativos, ofereceu sorvete de tapioca no dia da audiência do ministro Orlando Silva (Esportes), que precisava explicar o uso do cartão de crédito do governo para comprar uma tapioca.

O deputado é casado com Valéria Vinagre Pires Franco, de 38 anos, também do DEM, que disputou a prefeitura de Belém em 2008. O casal têm patrimônio declarado de R$11,8 milhões, incluindo imóveis, jet-skis e lancha.