Título: Edmar vai ao TSE para manter seu mandato; DEM prepara sua expulsão
Autor: Lima, Maria; Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 10/02/2009, O País, p. 4

Eleição de novo 2º vice-presidente, prevista para amanhã, divide Câmara.

BRASÍLIA. Na tentativa de preservar seu mandato, o deputado Edmar Moreira (DEM-MG) entrou ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com uma ação na qual pede antecipadamente seu desligamento do partido. Assim, tenta evitar sua cassação por infidelidade, já que deverá se filiar ao PTB. Nesse caso, o DEM - cuja Executiva, em rito sumário, expulsará hoje Edmar - poderá recorrer à Justiça para ter o mandato de volta, pela regra de fidelidade partidária.

Edmar alega que está sendo vítima de perseguição por parte do presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ), e do líder do partido na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado (GO).

Para dar uma resposta rápida ao escândalo e diminuir o desgaste da Câmara, o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), incluiu na pauta de hoje a votação do projeto, de autoria do deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que desvincula a corregedoria da 2ª vice-presidência. Também marcou sessão extraordinária amanhã para eleição do substituto de Edmar, que formalizou a renúncia ao cargo duplo para o qual foi eleito dia 2.

Partido deve indicar novamente Vic Pires

O DEM deve voltar a indicar Vic Pires Franco (DEM-PA) para o cargo. Candidato oficial do partido, ele perdeu para Edmar. Mas o DEM teme uma nova derrota de Vic. No PT, PR e parte do PMDB há forte resistência a ele devido ao que seus colegas chamam de "atuação midiática" na CPI do Caos Aéreo e no Conselho de Ética.

- Candidato avulso não vai ter porque a vaga é do DEM. Mas o partido não pode passar por isso (uma derrota) de novo. O risco é não darem os votos necessários para eleger o Vic. Nesse caso, o plenário vai ter que assumir publicamente a defesa do Edmar Moreira - disse Rodrigo Maia.

Até ontem, a cúpula do DEM era contra o desmembramento dos cargos - mesmo com a garantia de Temer de que o partido manterá o direito de indicar também o corregedor.

- A tendência é desvincular a corregedoria. Amanhã (hoje), votamos o projeto do desmembramento e, na quarta-feira, será eleito apenas o 2º vice. Posteriormente será indicado o corregedor - disse Temer.

Outro nome citado para o cargo de 2º vice-presidente é o do deputado Roberto Magalhães (DEM-PE), relator da CPI dos Anões do Orçamento.

Na carta de renúncia, Edmar, que construiu o Castelo Monalisa, em Minas, disse que foi injustiçado: "A verdade foi esquecida. Questões como o fato de que a propriedade objeto de tanta celeuma foi construída de 1982 até 1990, antes do meu primeiro mandato eletivo, tornaram-se irrelevantes. O fato de a referida propriedade estar registrada e declarada no imposto de renda dos meus filhos desde 1993 também não foi averiguado".