Título: Nissan vai demitir 20 mil funcionários
Autor: Berlinck, Deborah
Fonte: O Globo, 10/02/2009, Economia, p. 19
Da Bloomberg News
TÓQUIO. A Nissan Motor Co., a terceira maior montadora do Japão, anunciou ontem que vai cortar 20 mil postos de trabalho, cerca de 9% do quadro de funcionários, e contabilizar seu primeiro prejuízo dos últimos nove anos, num momento em que a recessão mundial compromete a demanda por automóveis e a valorização do iene corrói o valor dos lucros obtidos no exterior.
A empresa prevê registrar um prejuízo líquido de 265 bilhões de ienes (US$2,91 bilhões) no ano fiscal que se encerra em 31 de março, ante uma estimativa de lucro líquido de 160 bilhões de ienes feita em outubro. A empresa cancelou o pagamento de seu dividendo do segundo semestre. Haverá ainda suspensão dos bônus de executivos no ano fiscal de 2008 e uma redução de 10% nos salários dos membros do Conselho de Administração a partir de março, até que a situação da montadora se equilibre.
As vendas da Nissan nos Estados Unidos, seu maior mercado, despencaram 31% em janeiro. Entre os planos de reestruturação divulgados ontem está a redução de 20% da produção global da montadora até o fim deste ano fiscal.
- Nossas piores suposições sobre a situação da economia mundial foram cumpridas ou superadas - disse o brasileiro Carlos Ghosn, presidente-executivo da Nissan, que considera a queda na confiança do consumidor e a falta de acesso ao crédito os fatores mais prejudiciais da crise.
A montadora Nissan, 44% controlada pela francesa Renault, já eliminou dois mil empregos temporários no Japão e conseguiu 1.200 cortes de vagas nos Estados através de aposentadorias voluntárias.