Título: Anfitriã de encontro, dona Marisa fala por apenas 25 segundos
Autor: Gois, Chico de; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 11/02/2009, O País, p. 3
Primeira-dama reúne colegas dos municípios e só toma a palavra depois de convocada.
BRASÍLIA. O convite para que primeiras-damas dos municípios também participassem do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou ontem em Brasília, partiu de dona Marisa Letícia. Mas não foi desta vez que ela demonstrou desenvoltura em eventos públicos. No painel sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, que seria comandado pela mulher do presidente, de acordo com o convite, as estrelas continuaram sendo seu marido-presidente e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). A cerimônia já havia sido encerrada, quando as cerca de 700 mulheres presentes começaram a entoar o nome da primeira-dama da República. Marisa Letícia, já de pé e sem pronunciar uma palavra até então, se abaixou e, em 25 segundos, agradeceu a presença das colegas.
- Eu só queria dar parabéns para vocês. Agradecer a presença de vocês todas. Espero que eu possa convidar mais uma vez, para participar junto dessas grandes reuniões - disse.
Muitas primeiras-damas levaram presentes para dona Marisa, que, ao final do evento, tirou fotos com elas.
- Eu sou nova nisso, não tenho experiência e não sabia que tinha que trazer presente - desculpou-se Lucélia Domingos, mulher do prefeito de Salto do Itararé (PR).
A primeira-dama paranaense disse que estava ansiosa para conhecer dona Marisa e que trouxe uma roupa de gala, para a hipótese de ter de participar de um evento mais chique.
Em seu discurso com jeito de bate-papo, o presidente Lula convocou as mulheres a participarem das prefeituras, cobrando dos maridos prefeitos o cumprimento das promessas.
- Eu não tenho dúvida nenhuma da importância de uma companheira na vida de um administrador público. Elas são mais ousadas quando precisam ser, elas são mais corajosas quando precisam, são mais destemidas que nós - elogiou Lula.
Em seu discurso, a ministra Dilma Rousseff foi aplaudida pelas primeiras-damas.