Título: Não temo uma devassa em minha vida
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 11/02/2009, O País, p. 4

Neto de ACM teve carreira meteórica

BRASÍLIA. Mais do que um sinal da juventude, as duas espinhas que brilhavam ontem na testa de Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) comprovam a tensão dos últimos dias. Além da derrota de Vic Pires Franco (PA) para o folclórico Edmar Moreira (DEM-MG), Neto se envolveu na pressão para sua renúncia, e, atendendo à cúpula do DEM, teve que optar pela corregedoria - onde comprará briga com colegas - em vez de atuar nas comissões.

- As espinhas não são do nervoso de agora, mas da semana passada - disse.

Neto disse que não teme uma devassa em sua vida particular. Na declaração de bens da eleição de 2008, quando disputou a prefeitura de Salvador, declarou um patrimônio de R$1.642,756.10. Não é alvo de processos. A não ser um por calúnia, ou seja, crime de opinião.

Entre os principais doadores de sua campanha a deputado em 2006 - de R$1,2 milhão - estão o pai, o senador e administrador do império de comunicação da família, Antonio Carlos Magalhães Junior (DEM-BA); uma empresa de táxi aéreo, BM&F, Bovespa, e Gráfica Santa Helena, esta do Grupo Rede Bahia, que imprime o jornal Correio da Bahia, da família de Neto.

- Eu não temo uma devassa em minha vida. Se temesse não poderia aceitar o cargo de corregedor da Câmara. Minha atividade é política e ponto. Não sou empresário - disse Neto.

Hoje com 29 anos, ACM Neto chegou em Brasília em 2002 para seu primeiro mandato. Aplicado e bom de oratória, teve carreira meteórica e se destacou na CPI do Mensalão. Ano passado, foi líder do DEM na Câmara. (Maria Lima e Leila Suwwan)