Título: Jeitinho brasileiro para ficar bem na foto
Autor: Camarotti, Gerson; Paulo, Gustavo
Fonte: O Globo, 12/02/2009, O País, p. 3

Prefeitos fazem fila para levar para casa fotomontagem ao lado de Dilma e Lula.

BRASÍLIA. O clima de campanha que marcou o Encontro Nacional dos Prefeitos ganhou ontem um ingrediente inusitado. De olho na corrida eleitoral do ano que vem, cerca de 300 prefeitos de cidades do interior ensaiaram seu melhor sorriso para garantir uma foto ao lado do presidente Lula e de sua candidata à própria sucessão, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O aparente privilégio, na verdade, não passou de um jeitinho brasileiro. Sem conseguir chegar perto das autoridades, os políticos recorreram a um serviço de fotomontagem instantânea, ao preço de R$30 a cópia.

O souvenir foi oferecido numa tenda armada por uma empresa goiana fora do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Políticos de partidos aliados e da oposição fizeram fila para garantir a foto. Com o retrato na mão, o prefeito do município mineiro de Augusto de Lima, Fabiano Passos (PDT), esbanjava alegria.

- Uma foto com o presidente tem peso na eleição. Mostra que o prefeito tem influência na coisa pública - gabou-se.

A tucana Raimunda Santos, de Itatim (BA), fazia planos de ampliar a foto para pendurá-la no gabinete. Indiferente às críticas do PSDB ao evento, ela não escondia o encanto com Dilma, que viu pela primeira vez, e só de longe:

- Gostei muito dela. É uma pessoa popular e muito amável. É importante ter um elo pessoal antes de decidir.

Jurando fidelidade ao DEM, o prefeito de Amapá (AP), Carlos Cesar da Silva, prometeu que a foto não mudará sua atitude em 2010.

- Meu candidato é o José Serra. Mas sou prefeito de um município carente, e o presidente Lula olha muito pelos pobres.

O fotógrafo Silvano Vital, que saiu de Goiânia para fazer as montagens, comemorava o sucesso da idéia de aplicar, sobre a imagem de Lula e Dilma, o retrato dos prefeitos:

- Os prefeitos são supervaidosos.

A Presidência negou qualquer vínculo com a tenda que vendia as fotomontagens.

- Mandamos tirar, mas eles disseram que pagaram pela tenda e não vão sair. Não temos controle sobre o que acontece lá fora - disse a chefe de gabinete da Subchefia de Assuntos Federativos, Silvana Teixeira Guimarães.

No Centro de Convenções, outros prefeitos lotavam o estande da Caixa Econômica para tirar fotos com seu garoto-propaganda, o ex-jogador Raí. Desta vez, sem Photoshop. A maioria era de mulheres.