Título: De olho em 2010, Aécio vai a Sarney
Autor:
Fonte: O Globo, 12/02/2009, O País, p. 4

Governador abre espaço para aliança com senador na sucessão presidencial.

BRASÍLIA. Enquanto o PSDB não define o critério para escolher seu candidato à sucessão presidencial, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pretende usar os instrumentos de que dispõe para reduzir a vantagem de seu colega paulista, José Serra. Esse foi ontem o objetivo principal da visita de Aécio aos presidentes da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O encontro com Sarney foi cordial e serviu para o presidente do Senado sinalizar que pode ajudar o mineiro a neutralizar a aproximação de Serra com o PMDB. E também para mostrar ao Palácio do Planalto que a aliança entre PMDB e PT para 2010 não está assegurada.

Aécio deixou claro que pretende tirar dividendos políticos das dificuldades de relacionamento entre Serra e Sarney, públicas desde a campanha de 2002, e do estremecimento das relações do novo presidente do Senado com o PT. Sarney faz mistério sobre quem apoiará em 2010, mas não hesitou em elogiar a gestão de Aécio em Minas:

- Estou muito honrado com a visita do governador Aécio Neves, que sempre me lembrará, toda vez que o vejo, a figura do grande Tancredo Neves, que foi um dos maiores estadistas deste país. (Adriana Vasconcelos)