Título: Oposição vai ao TSE contra pré-campanha de Dilma
Autor: Vasconcelos, Adriana; Lima Maria
Fonte: O Globo, 13/02/2009, O País, p. 5

BRASÍLIA. A oposição decidiu ontem que entrará com uma ação conjunta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar coibir o que chama de uso da máquina federal em favor da campanha da pré-candidata do PT à Presidência da República, a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Para os presidentes do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), e do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o aparato de segurança e o tratamento diferenciado garantido à ministra durante o Encontro Nacional de Prefeitos não deixam dúvida sobre a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de aproveitar eventos administrativos do governo para turbinar a candidatura de Dilma.

- O governo passou totalmente dos limites. Montagem de fotos a R$30 e dúvidas se a ministra poderia ou não falar no evento deixam claro que o presidente está usando a máquina na pré-campanha dela, em vez de se concentrar em reduzir os efeitos da crise econômica que atinge o país - afirmou Maia.

- É impossível imaginar como será essa campanha do PT se, já em janeiro de 2009, todos nós assistimos perplexos à campanha de uma candidata que nem sequer foi lançada. É uma total falta de responsabilidade e um completo desrespeito à luta democrática. Só um cego não vê que tudo isso aí é campanha pura e simples - completou o tucano Sérgio Guerra.

A expectativa da oposição é que o TSE deixe claro quais são os limites do governo e do presidente no período que antecede a campanha eleitoral.