Título: Ministros exaltam Dilma em eventos no Nordeste
Autor:
Fonte: O Globo, 13/02/2009, O País, p. 8

Ela acompanhou Lula em visita a obras

SALGUEIRO e ESCADA (PE) A cerimônia de assinatura da ordem de serviço de um trecho da Ferrovia Transnordestina, obra prioritária do governo para o Nordeste, transformou-se ontem em palanque para a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil. Ela acompanhou o presidente Lula em visita a Salgueiro, a 518 quilômetros da capital. Ele evitou elogiar a ministra, mas dirigiu-se a ela por duas vezes, inclusive para lembrar que era uma das responsáveis pelo fato de a Transnordestina ter saído do papel.

As 6 mil pessoas que se comprimiam para ver e tentar tocar em Lula receberam Dilma com frieza. Aplaudiam quando ela citava iniciativas voltadas à população de baixa renda, como a construção de um milhão de casas populares. Já os ministros Geddel Vieira Lima (Integração nacional) e Alfredo Nascimento (Transportes) elogiaram a colega.

- Lula disse que o PAC tinha em Dilma a sua mãe. Tenho visto ela tratar projetos da forma que uma mãe deve tratar com seu filho: firme, carinhosa, cobrando e estabelecendo metas - disse Gedel.

- O presidente tem muita sorte porque descobriu a ministra Dilma. Se não fosse pela sua determinação, pela sua dureza, sutileza e ternura, essa obra não estava acontecendo - disse Nascimento.

Em Escada, Lula, os ministros e o governador Eduardo Campos (PSB) visitaram o trecho 7 da BR-101, que só deverá estar concluído em dezembro. A obra está atrasada. A previsão era de que o primeiro trecho ficasse pronto em março. Lula dirigiu um trator que derramava asfalto. Os elogios dos ministros a Dilma se repetiram. A ministra era só sorrisos, acenando à população. (Letícia Lins e Isabela Martin)